Embora a próstata seja uma pequena glândula muscular no sistema reprodutor masculino, ela pode incomodar, e muito, caso apresente algum problema, sendo o mais comum, o da próstata aumentada.

Embora a próstata aumentada seja até uma condição comum, as vezes, ela pode trazer sintomas bem incômodos, como a vontade de urinar com frequência e, com o tempo, se não tratada, levar a outras complicações.

A boa notícia é que existem tratamentos para aliviar os incômodos causados pela próstata aumentada, entre eles, alguns bem caseiros e simples, confira abaixo:

1. Banho de assento

Banho de assento pode ser muito calmante e eficaz para ajudar a amenizar o desconforto causado pelo aumento da próstata, e um banho de assento pode ser quente ou frio.

Enquanto o banho quente ajuda a relaxar os músculos, até mesmo, os pélvicos, e também ajudar a reduzir o inchaço, por outro lado, o banho frio alivia a dor.

Para o seu banho de assento, encha uma bacia com água morna, adicionando ½ xícara de sal Epsom, e outra bacia com água fria, adicionando algumas gotas de óleo essencial de lavanda.

Então, procure sentar, primeiro, na banheira com água quente por 3 minutos, em seguida, sente-se na banheira com água fria por 1 minuto.

Procure fazer isso 3 vezes, sendo que o último banho deve ser sempre em água fria.

Faça o banho de assento várias vezes por semana.

Atenção: Quem sofre de Prostatite Bacteriana Aguda NÃO deve fazer esse tratamento.

Uma outra ótima dica para tratar e prevenir doenças da próstata é faze o uso de um suplemento natural, e o renova prost funciona melhor que qualquer outro produto que você possa imaginar pra isso.

Vinagre de maçã

Com propriedades adstringentes, o vinagre de maçã orgânico ajuda a tratar as glândulas prostáticas inchadas, além de ajudar a perder peso e evitar complicações do aumento da próstata, como infecções urinárias.

É possível ingerir uma mistura com vinagre ou usá-lo no banho.

Para ingerir, misture 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico e 1 colher de sopa de mel em um copo de água morna, e beba duas vezes ao dia.

Quem quiser também pode tomar banho usando o vinagre, para isso, adicione 1 xícara de vinagre de maçã a uma banheira com água e deixe de molho por 10 a 15 minutos. Tome este banho algumas vezes por semana.

Tomate

Extremamente rico em licopeno, o tomate ajuda a aliviar os sintomas da HBP, e isso porque o licopeno ajuda a reduzir o nível de antígeno prostático específico (PSA) relacionado à inflamação da próstata e à HBP, também ajuda a reduzir a pressão da bexiga, assim como, a reduzir o aumento da próstata.

Por isso, procure incluir tomate no seu dia a dica, use-o no preparo de molhos, purê e suco.

Urtiga

Embora muita gente não saiba, a urtiga também pode diminuir os sintomas da HBP, e isso porque essa raiz contém fitoquímicos bioativos, que ajudam a reduzir o tecido da próstata. Por ser um diurético natural, a urtiga também promove a eliminação de resíduos inflamatórios ao urinar.

Para o chá, acrescente 1 colher de chá de folhas secas de urtiga a um copo de água quente, depois, deixe descansar por 10 minutos e coe.

Procure beber este chá 2 ou 3 vezes ao dia.

Suplementos

Quem quiser também pode apelar para suplementos para diminuir o tamanho da próstata naturalmente, existindo muitas opções no mercado, muitos com fórmula completamente natural e, portanto, sem contraindicação.